Para quem pensa que o mundo não muda...

Não sei vocês meus queridos leitores, mas eu fiquei bastante feliz em ver o Lulão ser recebido pelo Obama na Casa Branca. Não, não é por causa de meu passado vermelho, nem porque eu votei em Lula (desde 1989) que emerge essa felicidade. Apenas que ao vê-los fiquei pensando o quanto meus avós achariam improvável tal cena: um presidente americano negro apertando a mão de um presidente brasileiro de extração popular. Quantos jornalistas ficaram com uma coceirinha nos fundilhos...rs...Quantos se esquivaram de comentar o simbolismo desse encontro, apenas realçando a sua importância no que tange a crise que assola todos.
Uma cena improvável de ocupar os textos de quaisquer futurólogos. Uma cena que simboliza um deslocamento importante nas forças sociais e políticas dos dois países. Não adianta discutirmos as concepções políticas neo isso, pré-aquilo ou pós-aquilooutro que eles eventualmente seja representantes...Nem um seminário de uma semana faria com que chegássemos a alguma conclusão. Trata-se, simplesmente, de duas trajetórias que se firmaram contra o "movimento natural das coisas e do mundo". Como Bandeira que dizia "não ser as coisas" e por isso se revoltava, a trajetória de cada um dos presidentes foi feita de pequenas revoltas cotidianas(por vezes mais simbólicas que visíveis...por vezes o contrário) casadas a grandes processos sociais, políticos e culturais que os escaparam, os ultrapassaram ou mesmo os encaixaram como personagens.
É bom estar vivo e ver isso. E perceber que o mundo muda mesmo. Não na velocidade que nossas generosas ansiedades desejam. Não no sentido que nossas mentes calejadas de respostas prontas apontam. Não da forma como nossas receitas indicam. O mundo muda apenas...
Isso me deixa feliz mas não me deixa conformado...Como já disse alguém em algum lugar (e peço aos amigos mais atentos a autorias e frases me ajudarem), primeiro é preciso mudar o mundo, depois é preciso mudar o mundo mudado...É isso aí. Boa semana a todos e todas.

Comentários

Unknown disse…
Gosto de pensar q as coisas e as pessoas estão em constante mudança, "que nada do que foi será...". Melhor ainda é quando posso ver (no caso do fato comentado por vc)que isso é uma realidade.
Na nossa turma de Política de Adultos, alguém disse que "Lula foi um iluminado". Concordo que sim (e que Obama tb). Mas com a certeza que a luz é o irradiar do povo.
dra.neurawm disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Moacy Cirne disse…
Rapaz, também voto no Lula desde 1989. E não estou arrependido! De resto, grato pela reprodução do meu texto sobre a nossa Caicó.
Unknown disse…
Fico muito feliz em saber que o nosso querido Lula, de origem tão humilde chegou à presidência do país. Igualmente o Obama. Agora mais do que nunca percebi que todo sonho é possível de se realizar ainda que demorado, pois nosso presidente lutava desde 19... e há algum tempo conseguiu. Que bom! Esperamos o seu melhor...
monica disse…
O país mudou muito com Lula no poder ,pena que alguns não conseguem enxergar,a pobreza extrema que o diga.
E quanto aos dois presidentes(Lula e Obama),acho que esse momento na foto ambos recordaram-se, o quanto foi dura suas trajetórias para chegarem onde estão.
Agora recordo-me ...o quanto Lula desejou sua mãe está viva para vêlo na presidência ,mas apesar de tudo ,vocês provaram que ainda podemos sonhar.
Vocês são exemplos de HOMENS HUMILDES QUE ENTRARAM NA HISTÓRIA.


Fique bem teacher.
monica disse…
Lula e Obama são presidentes que ficarão na história,como exemplos de perseverança e luta apesar de preconceitos impregnados ao longo de nosso tempo...a cultura e raça.
O que importa ,foi o exemplo que vocês deram para nós... que ainda podemos SONHAR.

Fique bem,teacher!

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA