Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 9, 2009

Rocheira...

Imagem
Um forte fantasma...Às margens do Opará (ou São Francisco, como foi nomeado por Américo Vespúcio) em Penedo, onde hoje se localiza a Rocheira, havia um forte no formato de estrela como o nosso Forte dos Reis Magos. Construído pelos holandeses, ele foi palco de uma batalha cujo desfecho foi a vitória das tropas portuguesas chefiadas pelo negro Henrique Dias. Vencida a batalha, o comandante percebeu a impossibilidade de manter-se naquele forte. Não havia como tomá-lo e manter aquelas tropas ali. O que fizeram então? Destruiram-no...e o tempo consumiu as ruínas e hoje não há nenhum resquício dessa fortaleza.

Impressões de viagem às margens do Rio Opará

Imagem
Há anos não tinha dias inteiramente dedicados a mim mesmo. Este ano tive. O cancelamento do início de atividades de um Projeto somada à minha disposição em “sair do ar” foram determinantes.
Fiz um roteiro bacana. O objetivo era conhecer duas cidades que margeiam o rio São Francisco: Penedo-AL e Canindé do São Francisco-SE. Como de Natal para lá são aproximadamente 10h de viagem, resolvi fazer pausas em Recife (na ida), Maceió e João Pessoa (no retorno).
Como não dá para numa única postagem falar de tudo, então farei como Jack (o estripador), será “por partes”. Primeiro, então, falarei sobre Penedo-AL que carrega o título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Brasil.
Uma cidade maravilhosa. Um esplendor de casarios construídos durante o século XVIII. Uma espécie de Ouro Preto encravado no Nordeste. É claro que estou me referindo à parte antiga da cidade, pois há uma parte “nova”).
Segundo me informaram lá, Penedo foi a quarta cidade fundada no Brasil (há controvérsias) e por…