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Mostrando postagens de outubro 15, 2008

Sobre a Educação segundo a Veja e Nova Escola

Olá amigos, Reproduzo aqui (com um certo atraso, reconheço) um artigo de opinião do prof. Carlos Rodrigues Brandão, da UFG, sobre a materia da VEJA sobre educação, de 20 de agosto. Para além da polêmica que motivou o artigo, penso que é importante a reflexão em si. O autor me autorizou a publicação, pelo que agradeço a ele publicamente. Como muitas pessoas que estarão lendo isto talvez não sejam, como nós também não somos, leitores costumeiros da revista VEJA, possivelmente não terão tomado conta de imediato de uma recente reportagem publicada entre as páginas 72 e 87 do número 33 da edição 2074 correspondente a 20 de agosto de 2008. A reportagem tem este nome: “você sabe o que estão ensinando a ele?” Escrita a partir de uma pesquisa com a pressa e as lacunas que de modo geral acompanham tais procedimentos em nossa mídia, a reportagem trás, no entanto, alguns dados oportunos e algumas idéias e críticas bastante sugestivas. Seu propósito é claro demais para ser rediscutido entre estas p

Educação e Sensibilidade

Dando continuidade a uma reflexão iniciada sobre Formação de Educadores. Um dos desafios que o processo pedagógico impõe a educadores e educandos está em instituir um regime dialógico pelo qual as diferenças entre os agentes não se cristalize como “permanência”, mas como “transitoriedade”. Não pode existir transitoriedade das diferenças se se mantém em outros planos a relação entre “mestre” e “discípulo”. A relação instituída sobre essa dualidade, constrange a mutualidade que deveria presidir a relação de construção do conhecimento. E é a negação desse constrangimento o que possibilita que a idéia de dialogicidade se afirme plenamente. Para isso, é preciso o cuidado em se aprender a ver para além do óbvio, principalmente quando parece ser óbvio que o Formador sempre está alguns degraus acima do Formando, quando na verdade eles estão em lugares diferentes . O olhar para além do óbvio é uma qualidade muito bem abordada pela dramaturgia grega, em “Édipo Rei”, e por William Shakeaspeare, n