Um passo à frente para musicalizar ainda mais o Seridó

Antes de mais nada, devo me desculpar a todos e todas que vinham acompanhando meu blog, pelo silêncio, mas os últimos meses não me permitiram atualizar esses espaço como eu gostaria. Em todo o caso, não coincidentemente, retomo minhas postagens tratando de um assunto que tem tudo a ver com a postagem anterior. Trata-se do processo aberto de discussão da UFRN com a União das Bandas de Música do Rio Grande do Norte, para a criação de um curso de música (de nível superior), no Seridó.
Ontem, na sala da Direção da Escola de Música da UFRN, aconteceu uma reunião em que participamos, juntamente com os profs. Zilmar e Alexandre (da Escola de Música da UFRN), Alexandre (Pró-Reitor de Graduação) e Ana (Diretora do Centro de Ensino Superior do Seridó), além do maestro Bembém Dantas e da maestrina Paula (da Banda de Música de São Tomé), representando a União de Bandas de Música do Rio Grande do Norte.
A reunião foi realizada a partir do sinal verde dado pela reitora da UFRN, a profa. Ângela Cruz, no sentido de se iniciar os estudos para a criação de um curso de música no Seridó, região onde encontramos um dos mais fortes movimentos de banda de música do Brasil, contando com bandas centenárias e que reúnem quase 1.600 músicos em torno de suas atividades musicais.
É em nome dessa tradição e desse contingente de artistas que os estudos para a constituição desse curso se iniciam. E para isso, foi encaminhada a constituição de uma comissão com a responsabilidade de fazer uma avaliação de viabilidade da proposta.
As conversas iniciais não apenas evidenciaram o desejo de todos os presentes para fazer a proposta tornar-se realidade, mas, principalmente, de que as condições para isso podem ser gestadas, na medida em que se articule iniciativas de captação de recursos para estrutura logística e de pessoal, adaptação de recursos já existentes e estabelecimento de parcerias que potencialize toda essa estrutura. O formato do curso ainda é uma incógnita a ser equacionada pela comissão, mas as conversas iniciais se encaminharam para a constituição de uma licenciatura (com foco em instrumentos), dado a demanda, já real, de profissionais licenciados em música nas escolas da rede pública de ensino. Mas, não se descartou, como possibilidade também, um curso técnico.
Com isso, a UFRN dá um passo fundamental de contribuição com a cultura de nosso Estado e faz justiça a um movimento e a um processo de educação musical centenário (há bandas com mais de 100 anos) no Seridó que não apenas tem formado profissionais, mas cidadãos.
Em breve, teremos mais notícias sobre esse processo e queremos, se assim for possível, estarmos presentes na aula inaugural do primeiro curso de música do Seridó.

Comentários

Teacher Mary disse…
Pena que esse curso não fica perto aqui de "nós", já que temos tantos talentos.Se fosse nas imediações do meu lugarejo, iria incentivar os talentos locais. Muito boa ideia.Que as pessoas saibam aproveitar esse momento.
Francisca de Freitas disse…
Gostei muito da notícia. Fico feliz que o seridó seja contemplado com uma escola de música. Era o que esperávamos a tempos.Estou feliz pela iniciativa.
NEVINHA disse…
Oi Sandrinho. Bom saber notícias suas, mesmo sendo por aqui, assim, assim. Grande abraço,
Nevinha

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

A intempestividade da proposta de desfiliação do ADURN ao PROIFES

PROIFES e ANDES-SN: quando enfatizar diferenças é sinal de fraqueza