Fernando Pessoa...com cheiro de Jasmim...



Quando fui apresentado à Fernando Pessoa eu era apenas um rapaz latinoamericano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes (que amava os Beatles e Rolling Stones - mais os primeiros que os segundos), vindo do interior...Não lia muito poesia...preferia a literatura política marxista (não era pecado na universidade, naquela época) e namorar...aí conheci uma residente universitária, jovem estudante de Letras, de nome Conceição e fui apresentado ao poeta português por ela...
Claro que em seus recitares eu ouvia pouco o que saia de sua boca. Mas de recital em recital pude perceber que a relação que ela tinha com aquela nossa relação não se organizava na mesma métrica poética...eu pensava em galope à beira mar e ela em rima livre...Mas nos tornamos amigos e durante aquela temporada poética Fernando Pessoa de alguma forma entrou no meu repertório. Depois o tempo, a roda viva e os invisíveis redemoinhos que nos distanciam me fizeram perder completamente o contato com ela e hoje não faço a menor ideia por onde anda...também havia perdido contato mais próximo com o poeta português até que fui lembrado dia desses de que este ano comemora-se os 75 anos de sua morte. Coincidentemente, hoje me chega uma mensagem com este poema dele que publico agora...com cheiro de Jasmim...


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
 
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Comentários

Samis disse…
gostei (mais uma vez) do texto e o poema escolhido também é legal!

=)
TEACHER MARY disse…
Seja de quem for os textos, ambos trazem reflexões, reforçam a leitura e tudo o que vem associado a mesma.Nesse contexto, reproduzo o "tudo vale a pena , s a alma não é pequena".
Bom domingo!
A cada vez que releio os posts do blog do professor, mais tenho a falar, expôr...
o professor lia Marx...que coisa interessante!Leitura obrigatória a quem estuda Economia...para felicidade de uns e de outros agonia...
pobre Karl Marx, condenado por seu "Capital" ou por seu altíssimo nível lexical...
não acreditava em Jesus Cristo que assim como ele (Marx),defendia o social...
assim como Marx e Jesus Cristo, surpreeendo-me com seus escritos...lia Marx e trabalha com pedagogia, amava os Beatles, Rolling Stones e escreve belas poesias...como todos os jovens, por pura rebeldia...coisa que a gente perde quando o peso da responsabilidade se pronuncia...
Ava Peixoto disse…
Valeu, Sandro!
Gostei muito do seu blog.
Você aceita seguidores? rssss

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA