Deus é Mulher!

No Dia Internacional da Mulher, normalmente, publico uma poesia ou um texto (um deles, aliás, admirável, do qual gosto muito e sempre o recomendo, da lavra do ex-deputado Marcos Rolim, pode ser acessado novamente clicando-se em http://quixotesforrosebaioes.blogspot.com/2009/03/elogio-as-bruxas-por-marcos-rolim.html). Distribuo loas à esses seres que, para mim, são a mais perfeita encarnação de Deus. Tenho, inclusive, uma teoria de que Ele, na verdade, é Ela. Já andei espalhando essa minha teoria-de-mesa-de-bar por aí. Numa de minhas explanações da tal teoria, um padre mais chegado me disse com um sorriso debochado "meu caro amigo, você quer minar os alicerces da cristandade" e explicou que Deus era Homem e Mulher. E delas sua característica mais marcante era a misericórdia.
Minha moribunda teoria não é um exercício racionalista, cartesiano ou agnóstico, mas encontra guarida nas próprias Escrituras Sagradas. E se a chamo de "moribunda" é apenas porque ela não dispõe de tanta sustentação como os tratados teológicos, mas já estou trabalhando nisso.
Bem, a tese é simples. Basta relembrarmos que lá no Gênesis há a clara determinação de que Deus fez o ser humano "à sua imagem e semelhança". Ao mesmo tempo, arrisco-me a dizer que a qualidade que dá a condição de "supremo", "de todo poderoso", enfim, "o maioral", o que distingue essa divindade que denominamos de Deus, de qualquer outra divindade, é exatamente o princípio anunciado, também no Gênesis, de que tudo o que existe, tudo o que há, e tudo o que haverá de existir foi "parido" por Ele...ou Ela, como prefiro.
Ora, se assim é, que ser, entre nós, estaria mais próximo dessa qualidade - "à sua imagem e semelhança" - que não elas, as mulheres, as fêmeas?! Para além disso, como sempre digo, cada uma delas traz consigo, também, o mistério da origem da vida. Afinal, apesar de toda as convicções monogâmicas que tranquilizam milhares de homens em todo o mundo, apenas elas, e ninguém além delas têm a certeza absoluta da origem dos seres que carregam em suas barrigas por nove meses. Somente elas podem, de fato, dizer "sim, você que é o pai dessa criança", e esse poder é só delas. Um poder que nos coloca do lado de cá da tranquilidade em conduzir a paternidade, ou do lado de lá, da dúvida, da angústia e de uma certa dor de cabeça.
Assim, penso ser razoável passarmos a falar d'Ela e não d'Ele como temos nos acostumado. A elas, nosso mais profundo respeito e admiração. Nosso mais intenso carinho. E que Deusa as proteja de todo o mal daqueles que tomados pela mais profunda inveja, muitas vezes, explodem violentamente...Lei Maria da Penha neles!!
É claro que aparecerão argumentos (igualmente fortes do ponto de vista antropológico e até mesmo teológico) de que somos pedaços desse Ser supremo e, portanto, apenas representações e/ou qualidades (em distintos sexos e funções) de uma mesma entidade. Pode ser...mas saber porque determinadas qualidades, no jogo da criação, "caiu" nesses seres chamados "masculinos" (que nem sempre são tão "másculos" assim) e "femininos" (que às vezes são pouco "afeminados"), também nos colocam no dilema humano básico de que aquilo que supostamente definimos como "natural" é, na verdade, "cultural", criado e mantido historicamente por nós. E aí, quem tiver mais poder, fará sua interpretação ser mais "naturalizada"...bem, a discussão já está começando a sair do "bar" (como eu gostaria) para virar papo filosófico/sociológico/antropológico rasinho, rasinho...
No mais, procurando uma forma de celebrar este dia, reproduzo apresentação de Lenine no Espaço Cultural Virtual Cine Rio Branco, cantando sua magistral "Todas Juntas num Só Ser", que diz um pouco do que cada homem sente e pensa em relação à mulher, e que - na ocasião da apresentação - deixou as feministas de Caicó e um grupo de feministas francesas que assistiam a apresentação, lendo as legendas (que aparecem no vídeo), arrepiadas.

Comentários

Unknown disse…
Obrigada Sandro! Sua sensibilidade o faz diferente e especial. Tenha um bom dia! Beijos...
Ana Lucia Pacini- RO disse…
Oi Sandro, me senti deveras homenageada nas mulheres de Lenine e na sensatez de suas palavras. Beijo grande e saudades...
Josimey Costa disse…
Bela homenagem, Sandro! Obrigada pelo que me diz respeito, como mulher. Bjs!!
bel disse…
Ola,
Sandro, bom dia!

Agradeço pela ternura com as mulheres.

Abs
Sr Rs disse…
Ei... Vc quer elouquecer seus leitores??? Gostei do texto e vou provocar um monte de gente...
Vou botar um link no carta potiguar!!!

Ass: Rodrigo Sales

Ps: Não me senti homenagiado!!!!rararrarrssrsrr
OBRIGADA POR TER COMPARTILHADO O PAPO DE BAR/FILOSOSIFCO/HISTORICO/CULTURAL NO TRAJETO NATAL/PENDÊNCIAS.
SÓ PARA CAUSAR MAIS REBULIÇO,MAS VC DEU ASAS A COBRA(LEMBRE-SE DE ADÃO E EVA) ...O HOMEM FOI FEITO ANTES DA MULHER,PQ ANTES DE UMA OBRA PRIMA SE FAZ UM RASCUNHO QUALQUER.
BOM,NA VERDADE ALGUNS HOMENS FAZEM QUESTÃO DE SEREM APENAS RASCUNHOS (ESSE NÃO É OSEU CASO,CLARO!).
JÁ PENSOU EM PARAR PRA PENSAR NA MAGNITUDE DE UMA MULHER QUANDO VC OLHA A SUA DESCENDÊNCIA?E QUE QUALQUER TESE VAI DE LADEIRA ABAIXO
QUANDO OLHAMOS A NOSSA CRIAÇÃO?
REALMENTE SÓ UM SER MUITO MINUCIOSO PARA PERMITIR ALGO TÃO PERFEITO.
Adorei e obrigada em nome de todas as mulheres. Vc me surpreende e me encanta a cada instante que leio suas publicações. Só sendo um príncipe mesmo! Amo teorias de bares... Tenho algumas sobre vc!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Pimenta disse…
Olá, Sandro...

Estou num estado de ‘quase-êxtase’ em função do texto, rsrs... Em princípio, o texto é provocativo, uma vez que suscita reflexão acerca de suas teorias. Por outro lado, é encantador, pois você consegue traduzir em palavras e com extrema sensibilidade sua compreensão a respeito das Mulheres... Esplêndido!!! E, se não bastasse, escolheu uma música lindíssima de Lenine... Magnífico!!!
Gosto de gente e das inúmeras possibilidades de partilha que o convívio nos oferece... Gosto de perceber o que há por trás das palavras, olhares, sorrisos, enfim, dos gestos expressos despretensiosamente... Gosto de “ler pessoas”, aliás, tudo... Assim, a maneira como escreve seus textos e teorias, além do modo como se coloca na vida, é algo SURREAL... Digno de um verdadeiro Homem.

P A R A B É N S ! ! !

Sucesso!!!
Unknown disse…
Gostei da sua teoria, somos bem cuidadosas e caprichosas naquilo que criamos, mas tem uma turminha tentando desmantelar... Um cheiro e obrigada pela parte que me toca, quem sabe não é a de Deusa!
Ivana Lucena disse…
Gostei demais do texto. Acho que foi uma brilhante homenagem às mulheres. Também eu já teorizei que o discurso cristão sobre o "amor de Deus" descreve bem mais o amor de uma mãe do que de um pai.
Só nas cabeças fraquinhas da sociedade machista dos que escreveram, dos que autorizaram e dos que interpreta cegamente cabe a crença de Deus pai.
Um Deus andrógeno isso sim é o que poderia ser essa entidade.
Grata por compartilhar comigo a homenagem.

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA