Um novo diálogo poético

Tenho uma grande amiga poeta, Rosa de França, que já ganhou prêmios e publicou seus escritos. Em outra postagem (sobre a morte de Saramago e Dona Militana) ela enviou um texto que publiquei junto com um "diálogo" meu com o texto (para ler, acessar http://quixotesforrosebaioes.blogspot.com/2010/06/de-uma-vez-sosaramago-e-militana.html). Pois bem. Eis que ela me enviou recentemente uma de suas poesias "E eu que não posso!", que publico agora, com um diálogo que resolvi estabelecer, provocado pela beleza do escrito. Não tenho a mesma competência dela, nem sei se terei fôlego (e inspiração) para sustenta-lo. Mas aí vai o poema dela e um primeiro diálogo que produzi.

E EU, QUE NÃO POSSO!

Quem, cheiro de rosas, tem,
Se não as moças da vila?

Moça-atrevida
Moça-que-namora
Moça-de-roda-de-samba
Moça-cabelo-de-fita
Moça-de-bordado-fino
Moça-parteira-das-outras
Moça-que-nunca-se-inspira
Moça-de-estudo-tão-pouco
Moça-que-espera-o-destino

Seis, que desfilam às tantas horas;
em ponto, passeiam por dia.
Todas da casa de mãe!
Duas com tanta vontade...
Uma que nem me olha.
Nove guardadas no grito!
E eu, que não posso...
Só, sinto.

Perfume de fogo,
Queimando a danada
Da rosa!
Cheirosas...
Têm cheiro de espinho!

Agora, inicio meu diálogo.

A MOÇA-ATREVIDA

Visitou-me, ontem,
uma moça da vila.
nem pediu licença para entrar
celebrei seu atrevimento,
como os seridoenses celebram
as chuvas que chegam sem avisar:
banhando-se delas,
distribuindo sorrisos ingênuos à rua,
para serem molhados pela chuva súbita e bem-vinda,
anunciadora de novos invernos atrevidos,
como as moças da minha vila.

Nas próximas postagens, outras moças virão...
Abraços a todos e todas.

Comentários

Emanuela disse…
Sandro, você como sua amiga, é um poeta generoso, cudia das palavras, como a uma mãe cuida dos filhos. Parabéns!
Danusa disse…
Muito boa essa ideia de diálogo poético. Quero acompanhar todas as conversas... E parabéns aos dois por essa inpiração poética!
Danusa disse…
Muito boa essa ideia de diálogo poético. Quero acompanhar todas as conversas... E parabéns aos dois por essa inpiração poética!
Neura disse…
Ulálá!!!

E temos uma "moça-atrevida"
eleita presidente da república!
Isso merece uma poesia!!!
Quem dos dois se habilita?

Abraçoscomlaços,

Neura Maria Weber Maron
elis disse…
É por essas e outras que este blog está na minha lista de "favoritos". Bjo e parabéns professor!
Rosa de França disse…
Eu fecho a porta e ela sai!
Não me levem a mal, coisas de mãe. Meninas demais para cuidar...
su medeiros disse…
Modesto esse menino. Eu só fico imaginando se ele soubesse escrever poemas.
Ana Pimenta disse…
Tenho dito: "provocar para o bem é sempre muito bom." Pois, veja o que uma provocação poética causou... Um encantador "diálogo poético". Sinceramente, já os tinha lido, digo, todos os "diálogos poéticos" publicados, mas confesso que lê-los novamente é muito prazeroso. Parabéns aos poetas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA