Ainda sobre Sexo: "Sexo faz bem à saúde", por Lívia Perozim

Não pensem que há alguma obsessão de minha parte, mas que o assunto é gostoso...ah...isso é...exercita-lo então...rsrs...é melhor ainda...Desde que o mundo é mundo todos gostam...Então: aqui vai um texto de uma jornalista que trabalha na Carta Educação, Lívia Perozim...fecha com chave de ouro a sequência de postagens iniciada com as recomendações do Ministro da Saúde no Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

"Faça sexo. A mais vital das atividades físicas humanas faz bem para a saúde, inclusive a mental. São tantos os benefícios que, além dos psicólogos, os médicos também passaram a recomendá-lo - embora as relações sexuais não sejam remédio ou tratamento, propriamente dito. Melhor assim, pois está garantido que não há contra-indicações ou efeitos colaterais, nem mesmo é preciso usar com moderação. Assim como alimentação saudável e exercícios regulares, a atividade sexual regular alivia o estresse, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda é um excelente exercício aeróbico e anaeróbico.
Mas como entender todos os efeitos do sexo? Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do Prosex (Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo), explica: “O sexo é um termômetro da saúde física e emocional do ser humano. Quem tem uma vida saudável tem um desempenho sexual satisfatório. No entanto, as pessoas que praticam relações sexuais com regularidade conseguem equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades. Elas são mais felizes com elas mesmas.”
Consequentemente, diz Carmita, “aumentam a auto-estima e o ânimo para trabalhar e para enfrentar os problemas do dia-dia.”
Deixar de fazer sexo pode fazer mal à saúde, se não for algo muito bem resolvido: “Quando é uma opção deliberativa, por exemplo, a religião não permite, a pessoa canaliza a energia sexual para outras atividades. Já alguém que tem o desejo, mas reprime, corre o risco de sofrer de doenças psicossomáticas, como úlcera, infarto, asma brônquica e estresse”, avalia o psiquiatra e sexólogo Ronaldo Pamplona da Costa, porque o inconsciente transfere para o corpo suas repressões e desejos.
Não é a toa que o sexo transforma, felizmente para melhor, o desempenho físico e psíquico de seus praticantes, já que ele modifica toda a química do corpo. Entre as diversas substâncias liberadas no ato sexual está a endorfina. Essa proteína afeta mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao estresse e à dor e, principalmente, as sensações de prazer.
O sexo também é considerado um exercício físico relaxante: “Quem pratica alivia as tensões e descarrega energia, ativando o metabolismo. È comum sumirem as dores de cabeça ou nas costas”, afirma Turíbio Leite, especialista em medicina esportiva.
Além de atenuar as tensões, na atividade sexual queima-se de três a dez calorias por minuto, em uma média de 100 calorias por relação. A musculatura é enrijecida, devido à contração de músculos como os do abdome, nádegas e pernas. Para as mulheres, vale ressaltar mais uma vantagem: ao melhorar a circulação sanguínea, o sexo ajuda a derrotar a celulite. Mais um ponto na lista de virtudes que o sexo proporciona."

Muito bem...dado o recado...Abraços a todos e todas...

Comentários

Anônimo disse…
Realmente são muitos os benefícios...o melhor é liberar endorfina...
Anônimo disse…
É bom demais, melhora a pele e o humor, e quando é feito com um poeta com sotaque,nossos pelos não querem mais baixar... Saudades
Adriana disse…
Adorei a matéria, e a imagem é perfeita! Pena que não posso usar o conteúdo no meu projeto. kkkk
Unknown disse…
nossa e gostoso fazer sexo em
a imagem ficou perfeita
su medeiros disse…
O que me deixa mais feliz é saber que os maiores benefícios são causados nas mulheres. Portanto, homens, se querem mulheres lindas, viçosas e felizes façam sexo com elas todos os dias. (Nós mulheres agradecemos).

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

B.O. (um microconto para se ler em delegacias)

PROIFES e ANDES-SN: quando enfatizar diferenças é sinal de fraqueza