O Teatro do RN está de parabéns!, por Sávio Araújo

Não pedi autorização ao queridíssimo Sávio Araújo para publicar aqui esse texto sobre a maravilhosa notícia da conquista do Prêmio Shell pelos meninos e meninas do Grupo Clowns de Shakespeare, que ele tornou público por meio de uma lista de discussão da qual participo também. Mas faço minhas as palavras dele. Tudo o que ele diz se relaciona de alguma forma com as minhas últimas postagens nas quais catuquei a cultura de meu torrão e acabei por lembrar de um momento em que brincávamos de fazer teatro. Aliás, um dia pensei em levá-lo e seus alunos para uma série de atividades de diálogo e oficinas sobre cenografia com o pessoal de teatro de Caicó, mas não encontrei a receptividade e o empenho necessários à concretização.
Penso que os ensinamentos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare devem ser buscados e maturados por todos os artistas do Rio Grande do Norte.
LONGA VIDA AOS CLOWNS! E VIVA NOSSO TEATRO!

"Ontem à noite o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare foi agraciado com a mais importante e prestigiada premiação do teatro brasileiro: o Prêmio Shell.
Concorrendo nas categorias "música" (Marco França) e "figurino" (Wanda Sgarbi), o grupo recebeu o prêmio de MELHOR FIGURINO, pelo espetáculo "O Capitão e a Sereia" (2009), direção de Fernando Yamamoto.
Este prêmio, além de ser um importante reconhecimento ao trabalho sério deste grupo de 15 anos de estrada, significa uma grande inspiração para todos que se dedicam ao teatro e demais artes cênicas em Natal e no RN.
O sucesso deste grupo que, além do prêmio Shell, já conquistou uma série de outros importantes prêmios, financiamentos e destaques na mídia de alcance nacional, prova que organização, produção e afeto pelo que se faz e com quem se faz podem superar as imensas dificuldades da produção teatral em regiões periféricas em relação à concentração de mídia e recursos econômicos, que por décadas seguidas obrigou artistas de várias regiões do Brasil a migrarem para o eixo Rio-São Paulo, em busca de reconhecimento.
Este prêmio sinaliza não somente a capacidade de organização e produção dos "Clowns de Shakespeare", mas também a possibilidade de viabilizar projetos artísticos de altíssima qualidade numa perspectiva descentralizada, em um Brasil que se manteve historicamente preso a uma ideologia que faz os brasileiros acreditarem que devem seguir uma pauta de produção cultural atrelada ao eixo Rio-São Paulo e suas figuras de proa.
O fato criado por esta premiação soa aos meus ouvidos da seguinte forma: "Olhem! Estão vendo! Vocês não precisam sair de suas cidades no interior do Brasil ou nas capitais fora do eixo para fazer sucesso!
Vocês podem produzir padrões de excelência em produção cultural em seus locais de origem. Podem ir ao redor do mundo inteiro mostrar o que estão fazendo e voltar para casa, para perto dos seus, sem precisar se exilar no Rio ou em São Paulo. Conquistar o reconhecimento nacional é uma questão de estratégia de ação e não um caso de migração."
Vibro com este prêmio não apenas porque considero o trabalho dos Clowns de Shakespeare um dos frutos do meu trabalho como educador teatral aqui no RN, mas também porque considero este sucesso uma importante marca alcançada na afirmação de um projeto descentralizado de para produção cultural para este país.
Na perspectiva de uma economia da cultura, esta conquista dos Clowns é também uma conquista de mercado, pois o sucesso deste grupo atrai olhares para a nossa produção teatral.
Certamente tem gente lá em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Curitiba e em Porto Alegre se perguntando:
Quantos grupos mais existem no RN com a qualidade e o potencial dos Clowns de Shakespeare?
Cabe a todos nós mantermos essa estrada aberta e os olhos do Brasil e do mundo atentos sobre o nosso trabalho.
Cabe a nós transformarmos conquistas como estas em ganhos coletivos que nos ajudem a chamar a atenção da mídia local e demais setores da sociedade para importância de apoiar nossa produção cultural.
Para quem gosta de futebol, poderíamos comparar a conquista de um Prêmio Shell, seja lá em que categoria for, a conquista de uma Copa Brasil.
Imagine o estardalhaço que a imprensa local faria se ABC, América ou qualquer outro time Potiguar, ganhasse um campeonato desse porte?
Vamos divulgar esse prêmio, motivo de grande orgulho para todos os que batalham pela produção cultural no RN!

Parabéns Clowns de Shakespeare!
Parabéns Teatro do RN!

Um grande abraço a todos e todas.

Sávio Araújo

CENOTEC - Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena.
DEART - Departamento de Artes/UFRN
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas."

Comentários

savarau disse…
Sandro querido!
É uma honra ver meu texto no seu blog que, aliás, está muito legal.
Parabéns e um super abraço
Sávio Araújo
Caríssimo, fiquei também agraciado pelo prêmio ao grupo Teatro Clowns de Shakespeare que também considero como pérola nossa. Minha cidade de Florânia teve a honra de recebê-lo em um espetáculo promovido pela COSERN com apoio da Prefeitura. Sempre que posso, vou ao teatro prestigiá-lo.Vida longa ao que se pode considerar como "a arte no nosso estado".

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA