DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO OU DIA NACIONAL DO SEXO (!?)

Meus amigos, meus inimigos. Meu pai é hipertenso. Minha mãe também. Eu, portanto, devo ser também. Já me disseram que, além da herança genética, eu deveria estar preocupado com isso dada a minha dinâmica de trabalho.
Segundo dados oficiais, o Rio Grande do Norte tem mais de 97 mil pessoas com idades entre 15 a maiores de 80 anos portadoras de hipertensão. Chamam de "doença silenciosa" porque seus sintomas - dores de cabeça, tonturas, mal estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento nasal, palpitações, falta de ar - são raros de aparecer.
As recomendações básicas é de que devemos: caminhar 3 vezes por semana, de 40 minutos a uma hora; praticar exercícios físicos; comer fibra, que pode ser encontrada em alimentos como farelo de trigo, aveia e granola; ingerir bastante folhas, frutas e verduras. Além disso, deve-se evitar: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; a ingestão de comidas salgadas; uso abusivo de anti-inflamatórios, anticoncepcionais e anticongestionantes nasais; exagero nos enlatados (milho, ervilha, azeitona, molho shoyu).
Essas recomendações circularam fartamente na mídia nacional, mas o que mais ganhou atenção foi a luminosa orientação de nosso ministro da saúde quanto à prática sexual 5 vezes por semana. Uma maravilha. Eu adorei. Aqueles que, às vezes injustamente, são xingados de "tarados/as" tem uma chancela oficial e uma justificativa científica para continuar defendendo suas (intensivas) e frequentes práticas.
Aliás, depois do que o nosso Ministro anunciou, eu, que por vezes me considero um forte candidato a hipertenso, comecei a prestar mais atenção em meu corpo e identifiquei que por vezes, do nada, sou acometido de umas dores de cabeça que só encontro explicação quando percebo que elas só aparecem associadas à situações como um acordar súbito ou fora de hora, quando estou atravessando algum momento de pressão no trabalho ou...quando contabilizo mais de 48h sem...é...como diria...realizar uma conjunção carnal...dar uma "pimbadinha"..."fazer amor"...Dessas hipóteses diagnósticas, a última me parece a que devo levar mais a sério, porque as demais são mais facilmente administráveis e algumas já estou atento. Sigam atentamente o que nos manda nossas autoridades sanitárias, meus amigos e inimigos...E o mundo será bem melhor...para todos nós.
Pensando bem, seria uma boa que todos aqueles que suspeitam ou sofrem de fato do mal da hipertensão transformassem o próximo Dia Nacional de Prevenção da Hipertensão numa grande celebração dessa atividade maravilhosa que é o sexo. Ninguém sairia de casa ou até sairia, mas, para ficar nos braços do(s)/da(s) amado(s)/a(s). Seria um dia inteiro dedicado ao amor, ao prazer e...claro...à prenvenção da hipertensão...tenho certeza que por pelo menos por um dia, vários conflitos cessariam (no ambiente familiar, no trânsito, mesas de bares, etc.) e quando caísse a tardinha veríamos um monte de gente com aquela carinha de generosidade, sorrisinhos angelicais...e a hipertensão controlada, claro...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA