Japoneses tocando Ska e um tal de Reggae Progressivo

Meus amigos, meus inimigos...Meu Cainã (um dos homens da minha vida, o meu filho mais velho mais lindo que eu tenho, rsrs) mais uma vez apresentou a este pai véi metido a besta agradáveis surpresas musicais, as quais gostaria de compartilhar com todos e todas que aqui me visitam. Não é a primeira vez que sou apresentado a alguma boa música por ele. A primeira boa lembrança que tenho disso foi quando ele sofreu um acidente com fogo que queimou metade de seu corpo. Ali numa cama de hospital, todo arrebentado, meu então pequeno Cainã, aparentemente indiferente ao perigo de morte que corria, indicava: "- Pai tem uma banda muito boa...O Rappa...compra o CD para a gente ouvir aqui?". E lá fui eu comprar (e me encantar com a banda do Falcão e do Marcelo Yuka) "Lado A Lado B"...um grande trabalho da banda.
Dessa vez ele me apresentou duas "lapadas": a primeira, a Tokyo Ska Paradise Orchestra. A banda foi fundada em 1985, por um cara chamado Asa-Chang e também é conhecida como Skapara. Inicialmente compunha-se de mais de 10 veteranos do cenário underground em Tóquio.
O som traz a marca do ska (ritmo jamaicano) e reúne, também, elementos de jazz e rock. Incomparável e deliciosa mistura: japoneses tocando música jamaicana...Achei demais. Para quem quiser provar é só acessar o seguinte endereço: http://almoxarifadoempoeirado.blogspot.com/2009/01/download-tokyo-ska-paradise-orchestra.html
A outra maravilhosa surpresa é um grupo de Nova York denominado Easy Star all-stars criada em 1997 como banda de estúdio da gravadora Easy Star Records. Mas em 2003 um trabalho do grupo obteve grande repercussão. E foi esse trabalho que meu Cainã me mostrou e eu fiquei maravilhado. Trata-se de “Dub Side of The Moon”...isso mesmo! Como o próprio nome sugere, trata-se de um tributo ao álbum “Dark Side of The Moon” do Pink Floyd. E que acabou por tornar-se o mais famoso projeto da banda, ficando por cinco anos como top álbum no quadro da Billboard de reggae. Na verdade é uma opção da banda a regravação de músicas famosas de artistas consagrados em uma versão dub/reggae.
O mais delicioso dessa banda é que quem pensa que ouvirá apenas um "cover" jamaicano do Pink Floyd engana-se. O que temos é uma releitura do grupo inglês com grande originalidade. E quer saber mais? A mais nova incursão da banda é no paradigmático disco dos Beatles "Sargent Pepers Lonely Hearts Club Band", lançado no ano em que o papai aqui nascia...Arrisco-me a dizer que eles acabaram por criar um gênero híbrido entre o reggae e o rock progressivo: o reggae progressivo.
Para baixar o tributo ao Pink Floyd o caminho é: http://sharebee.com/38c43338 e para baixar o tributo aos Beatles (usando o programa u-torrent): http://inferno.demonoid.com:3409/announce.
Abraços a todos e todas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA