Yansã no carnaval de Caicó

Yansã é um orixá feminino dos ventos e das tempestades. Stan Lee, o criador dos X-Men, deve ter se inspirado nela para criar o personagem "Tempestade"...Bem, delírios à parte, Yansã esteve em Caicó por esses dias, especificamente, em plena sexta-feira de Carnaval. Não é comum ela frequentar essas bandas áridas, mas ela chegou. Súbita. Intensa. Os relâmpagos riscaram o céu e os trovões rugiram anunciando sua chegada. E assim foi que os foliões foram surpreendidos com a enxurrada de água.
Salvaram-se apenas aqueles que já estavam protegidos sob o telhado de suas casas - esses em razão, até, da renúncia à folia - e os bebuns fiéis do Bar de Ciço, que lá dentro estavam, lá dentro ficaram.
Este humilde aprendiz de cronista - guarda-chuva em punho - circulou pelas ruas molhadas para testemunhar essa passagem de Iansã, que quando ocorrre sempre nos dá alegria, pois é quando todos saem para tomar banho de chuva, se esbaldar nas águas que ela envia do alto, para pintar a nossa (bela) paisagem cinza, de verde.
Logo ao sair deparei-me com um bêbado, trêmulo de frio, num canto de uma calçada. Reclamava, em voz baixa, impropérios ao mundo. Atirava pedaços de uma incompreensível indignação em direção às pequenas corredeiras de água que se formavam nas laterais das ruas, nas beiras das calçadas.
Deixei-o onde estava, com seu semblante iluminado apenas pelos circunstanciais relâmpagos.
E ao longo da caminhada foi-se revelando toda a fauna e flora carnavalesca, encharcadas com a água benta de Iansã.
As meninas que haviam saído com trajes mínimos, ao serem atingidas pelo aguaceiro, viram-se involuntariamente (ou não, como talvez dissesse Caetano Veloso) expondo seus relevos, curvas e adereços com aquele provocante efeito que só as roupas molhadas, coladas aos corpos femininos, podem procuzir.
Palhaços e suas maquiagens desfeitas..."Meninas" por convicção, e "Meninas" pela circunstância momesca...Policiais...crianças...velhos...todos abençoados por Yansã.
Que ela fique por mais tempo e não apenas durante o carnaval...Os sertanejos assim desejam e agradecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA