Terremoto em Caicó


Um amigo caicoense, curioso da história da cidade, pesquisando documentos antigos de um cartório local, meio sem querer encontrou um comunicado estranhíssimo cujo teor reproduzo abaixo e que indica ter havido tremores de terra em Caicó (aliás, meu amigo Ubaldo Medeiros, me comentou sobre tal fato e diz que os tais tremores - ele lembra que era menino na época - foram sentidos lá em São João do Sabugi).
A partir da descoberta desse comunicado, o curioso e incansável pesquisador procedeu a novas investigações em torno do contexto em que o tal documento se inseria e conseguiu reunir elementos para a reconstituição de toda a história que cerca o tal comunicado.
Pelo teor do documento dá para perceber que a coisa toda se deu em algum período entre 1968 e 1976, período brabo da ditadura militar e de grande atividade sísmica em todo o mundo. Nesse período, coincidentemente ocorreu uma grande catástrofe no Peru (mais exatamente em 31 de maio de 1970) e na China (750 mil mortos), em 1976. Por essa época o governo militar resolveu criar um Centro Nacional de Estudos de Atividades Sísmicas e instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, que cobrisse todo o país.
O então recém-criado Centro Nacional de Estudos de Atividades Sísmicas, poucos dias após entrar em funcionamento, detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país, mais especificamente na região do Seridó. Um dos funcionários do órgão, nascido e criado em Caicó (o nome ainda é um mistério, mas provavelmente deve ter sido um apadrinhado do Coronel Dinarte Mariz), antecipando-se aos seus superiories, resolveu enviar uma mensagem à delegacia de polícia de Caicó. Dizia a mensagem:
"Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Superior Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência."
Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama (exatamente o que foi recentemente encontrado pelo meu amigo pesquisador) que dizia:
"Aqui é da Polícia de Caicó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir. Foi abatido a tiros. Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque, vocês não vão acreditar, houve uma porra de um terremoto aqui, que destruiu a delegacia."
Os próximos passos da pesquisa é identificar pessoas que tenham testemunhado esses acontecimentos. Quem tiver alguma contribuição pode postar comentários que eu repassarei ao pesquisador caicoense que pretende lançar um livro em breve sobre esse fato (obviamente, após uma revisão rigorosa a ser realizada pelo respeitado historiador - e grande amigo meu - professor Muirakytan, do CERES de Caicó).

Comentários

Ana Pimenta disse…
Adoro o modo como faz suas considerações, pois consegue expressar "verdades"(movimento sísmico) por meio do HUMOR (teor da resposta dos policiais), rsrs...

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA