Cantos e Encantos de Fé: o espetáculo do Sertão Encanto

Conforme prometido hoje comentarei o espetáculo "Cantos e Encantos de Fé", apresentado pelo Coral Sertão Encanto no último dia 25 de novembro, às 20h, no Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó-RN.
Apesar do atraso e ser suspeito em fazer quaisquer comentários (dado que compus a equipe de concepção e produção do espetáculo, juntamente com Danilo Guanais e Custódio Jacinto), não me furto a tecer palavras sobre um evento o qual, segundo pude ouvir diretamente ou
"de ouvir falar", foi capaz de emocionar quem esteve lá no teatro, do início ao fim.
O espetáculo não foi só do Sertão Encanto, é bom que se diga. Também subiram ao palco os corais Filhos do Sertão e Meninas do Encanto, surgidos como resultado do Projeto Sertão Encanto, patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural. E fizeram bonito, sob a coordenação de Jussara e Francisco, coordenadores dos dois grupos. O primeiro, constituído por crianças de duas escolas públicas muinicipais de dois bairros periféricos da cidade (o Itans e o Recreio), e o segundo, formado por senhoras com mais de 50 anos.
O espetáculo foi marcado pela emoção o tempo todo porque nele se revelaram a força das crianças do Filhos do Sertão, a maioria das quais nunca haviam entrado no Centro Cultural e estavam ali não apenas dentro dele, mas no palco (!), cantando para amigos, familiares e desconhecidos...O mesmo podemos dizer das Meninas do Encanto, que no momento em que estiveram no palco ainda brindaram a platéia com uma forma pessoal de cantarem Mulher Rendeira, atravessando a música com versos compostos pelas próprias participantes do grupo.
Os que apostaram que o espetáculo seria pouco mais que um grupo de homens e mulheres em pé, cantando uma seqüência modorrenta de músicas sacras não apenas perderam a aposta, mas perderam uma bela noite de domingo.
É verdade que o grupo poderia ter tido mais músicas populares no repertório (e a idéia original era essa, mas a data do espetáculo não ajudou), mas isso não impediu que se assistisse um espetáculo dinâmico, movimentado, agradável de se ver. Aliás, quem visitar o sítio www.semopcao.com.br verá fotos muito bem feitas por Anailza de tudo o que aconteceu.
No mais, esperamos que esse trabalho não morra, não esmoreça. A participação da Petrobras se encerrou. Agora cabe à cidade como um todo (e aqueles que a governam em particular) pensarem a construção de uma política cultural capaz de garantir condições de produção e exibição do trabalho dos grupos e artistas locais; estimulando intercâmbios, formando platéias e apoiando projetos de formação de novos artistas, possibilitando aos cidadãos caicoenses mais alternativas de lazer, arte e cultura, para além do que vemos todos os finais de semana: montes e mais montes de jovens bebendo sem parar defronte a televisões assistindo o último DVD das bandas "Merda com Bosta", "Menina Menstruada" ou coisa parecida...

Comentários

Unknown disse…
Obrigado pelo seu compromisso e presença com beleza e encanto, em contribuir sempre com o Sertão do Seridó !!
As minhas melhores energias!!
Graça Melo
Brasilia
Ana Pimenta disse…
Impressionante o poder de encantamento que você exerce sobre aquilo que “toca” (produz/escreve)... Todavia, o mais tocante é que tudo ocorre de um modo tão natural... Sem contar esse GRANDE AMOR que sempre expressa por Caicó... E, logicamente, não poderia faltar o toque de humor ao expressar uma grande verdade: ”possibilitar aos cidadãos caicoenses mais alternativas de lazer, arte e cultura para além do que vemos todos os finais de semana: montes e montes de jovens bebendo sem parar defronte a televisões assistindo o último DVD das bandas “Merda com Bosta”, “Menina Menstruada” ou coisa parecida...” kkk... Sério que essas bandas existem mesmo (eca)???

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA