Quem se preocupa com a educação pública, hein?

Há cerca de dois meses, por intermédio do Informativo do Mandato do Deputado Mineiro, soube que estaria acontecendo a I Conferência Estadual de Educação Básica. Trata-se de um evento que aparentemente integra o processo da I Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília, em maio de 2008. A Conferência Nacional está sendo organizada e bancada pelo MEC com o objetivo de discutir e aprovar diretrizes para a Educação Brasileira. Para quem não sabe ou não lembra, as organizações sindicais, populares e movimentos sociais (junto com algumas instituições universitárias) organizaram conferências do mesmo tipo e ainda na década de 1990 (às vésperas do então Governo FHC preparar o Plano Nacional de Educação) lá estavam esses atores sociais protagonizando os Congressos Nacionais de Educação, onde, inclusive, emergiram propostas de Plano Nacional de Educação alternativos aos que o Governo FHC elaborava.
Eis que agora ninguém se mobiliza...Em reuniões de Comissões e Fóruns interinstitucionais constato que os representantes das Secretarias Estadual e Municipal (de Natal) não tem conhecimento algum sobre o evento. Em contato com professores que atuam nas redes públicas estadual e municipal, a mesma ignorância. Ou seja, nem os dirigentes da educação pública, nem os queridos companheiros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação estão empenhados nesse evento.
É claro que tal alheiamento não se deve ao fato de que nossa educação pública esteja nas cabeças dos rankings...Fico pensando se esse descaso se deva ao fato de que não acreditam que o tal evento tenha efetividade, ou seja, produzirá, de fato, diretrizes que possam ser implementadas e operarem as mudanças que todos desejamos...Essa estranheza é maior se considerármos que nem a Secretaria de Educação do Estado, nem a do município de Natal (para ficar nas mais importantes estruturas de educação do Estado) têm um Plano de Educação que seja digno deste nome. Aliás, se têm, nunca foi tornado público. Aliás, no caso do Governo do Estado, houve um "lançamento", que pelo visto o tal plano deve ter sido levado pelo vento na hora que foi lançado, porque ninguém conhece seu teor...Enquanto isso, o IBGE e o MEC vão nos dizendo o tamanho de nossas tragédias educacionais em números...mas, são tantos aqueles que sequer sabem ler uma tabela ou entender a linguagem das percentagens que precisaremos fazer uso não da razão matemática, mas da indignação para transformarmos em ações efetivas, discursos vazios...Com a palavra os dirigentes locais de educação (os do Estado e dos movimentos sociais)...Ah! antes que eu esqueça: a Conferência Estadual acontecerá dias 11 e 12 de dezembro. Maiores informações acessem a página do Dep. Mineiro (que parece ser um dos poucos preocupados em divulgá-la): www.mineiropt.com.br. Até a próxima! Boa semana para todos.

Comentários

VITORIANO disse…
Manda ver, Sandro! E continue com o blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA