As mortes do Poço de Santana de Caicó

Em mais uma visita a Caicó fiz o que venho fazendo todas as vezes como um ritual: visitar o Poço de Santana. O faço desde que me disseram que ele seria destruído pela Ilha de Santana, há dois anos atrás. Minha relação com o Poço é antiga...vem de menino...Desta vez pude ver uma assustadora cena de incontáveis peixes secos, mortos à beira do poço. Dentre eles, duas carcaças de cágados...Não sei o que aconteceu ali, mas foi algo muito grave...Estavam lá. Expostos...Os peixes foram tirados de dentro do poço, mas não para serem comidos, pois quem os tirou não teve coragem de comê-los. Sabia ou deve ter percebido que estavam com algum problema. O que terá acontecido, para além da água servida que é jogada todos os dias para dentro do poço pelas freiras do Colégio Santa Terezinha? Mistério...Já passou da hora dos setores do Poder Público responsáveis pela preservação do nosso patrimônio histórico-ambiental tomarem providência em relação ao Poço de Santana. Ele é, simplesmente, o berço onde nascemos todos. Ali está guardada nossa memória mítica. Nossas referências mais profundas. Várias outras mortes já houveram ali...falarei delas em outra oportunidade. Um beijo a todos.

Comentários

Parabéns, Alexandre, pelo blog... Ficou bonito.Ter um blog, alimentá-lo, é, no mínimo, terapêutico.Seus assuntos são interessantes... Tenho alguns, acadêmicos, mas acabo de fazer um para divulgar minha produção e a de outros autores.Veja o mais novo (nasceu num tempo muito próximo do seu...hehe):http://lapisvirtual.blogspot.com/
Um abraço!
Unknown disse…
Sandro..meu eterno melhor Professor...e aqui estou eu novamente...como sempre, para lhe dizer q td em vc é muito especial e intenso..aí está mais uma prova ..parabéns .....beijos..Andréa

Postagens mais visitadas deste blog

O nascimento de Peri

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O Evangelho segundo o TACEJA