A Universidade dos Pés-Descalços

Li, por acaso, que em Rajasthan, na Índia, desenvolve-se uma experiência pedagógica extraordinária. Uma escola onde mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - aprendem a tornarem-se engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias. Chama-se Universidade dos Pés-Descalços (não...não foi batizada pelo Collor...rs), e no vídeo cujo atalho indico ao final desta postagem, o seu fundador, Bunker Roy, explica como funciona.
Trata-se de uma proposta a ser pensada como matriz fundante de novos modos de se instituir os processos de ensino e aprendizagem. Uma proposta à luz da qual alguns paradigmas pedagógicos hoje hegemônicos nas mentalidades de muitos professores e intelectuais, que desconsideram os saberes da tradição e enaltecem o formalismo oco de nossas estruturas acadêmicas, caem por terra.

http://www.ted.com/talks/lang/pt/bunker_roy.html#.Tty9NE-cDhE.facebook

Comentários

Anônimo disse…
Saudades...teacher.Agora você fez-me recordar da minha avó que mesmo sem nenhum saber dos livros,como ela mesmo falava,muito nos ensinou.Ela nos curava de qualquer mal,tudo que era ervas, ela entendia.Falava que 'remédio de farm´rcia não prestava,curava o mal, mas deixava outro.Uma moléstia química.Hoje fala-´se da Fitoterapia, palavra bonita que já conhecíamos com outra definição no tempo da minha avó, que sem nenhum saber dos livros ,tinha um encanto de muita sabedoria para passar para todos nós.Ondes estiveres ,fique bem vó!E viva a "Universidade dos Pés-Descalços".

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA