Estréia do Espaço Cultural Virtual: Cas Haley (ou "O Galego do Acampamento")

Há muito tempo venho sentindo vontade de diversificar mais minhas postagens. E assim, pensei em fazer deste espaço, um espaço cultural mais variado. Pois bem. A partir de hoje, entra no ar o Espaço Cultural Virtual Cine Rio Branco, que estará com suas portas abertas para a presença e apresentãções diversas. Os leitores deste blog serão agraciados com performances, boa música, cinema e teatro em vídeos diversos. O nome do Espaço é apenas uma referência à principal sala (tirando a sala de aula, as várias, do glorioso Centro Educacional José Augusto, escola pública onde estudei da 4a. série até o final do 2o grau, hoje Ensino Médio) onde parte de minha formação cultural se deu. O maior cinema da região (e, por muito tempo, do Estado, em capacidade de lotação) e, durante parte de minha vida, o único lugar onde eu pude ver sonhos se transformarem em realidade e a realidade se desfazer em sonhos, na tela e em suas cadeiras. Depois falarei mais dele e de minha relação com ele que em muito lembra a relação de Totó (não o da novela Passione, mas o garoto do filme "Cinema Paradiso"). O Cine Rio Branco não existe mais, mas (olhem bem meus queridos alunos: "mas" sem "i"!!!!...conjunção adversativa...) ressurge aqui como Espaço Cultural Virtual.
Para começar, o palco será ocupado por um cara que participou do America's Got Talent (um programa tipo "Ídolos"), Cas Haley, cuja apresentação faz sucesso no youtube. Aguardo confirmações, mas o rapaz lembra muito um colega meu de rua, nascido em Caicó, lá perto do bairro Acampamento, e atualmente residente em Arlington, no Texas, mesma cidade do tal rapaz. Nasceu como Cassiuskley (o pai era fã do boxeador americano que depois mudou de nome para Mohamed Ali). Quando moleque, adorava reggae (Bob Marley e Peter Tosh principalmente). Mas na época, em Caicó, poucos curtiam tal gênero (no máximo, o reagge tocado por Gilberto Gil ou pelos Paralamas do Sucesso), a não ser alguns curiosos que tinham a sorte de um amigo ou parente que morava em alguma capital próxima e trazia discos (em vinil) ou fitas K7 (alguém lembra o que era isso?). No caso dele um tio que morava em Natal o abastecia das preciosidades vindas da Jamaica. Pois bem, o tal garoto foi embora de Caicó com o pai para os EUA, me disseram à época. E com ele a paixão pela música. Quero crer ser a mesma pessoa pois além da pança típica dos que passaram boa parte da vida comendo queijo de manteiga e carne de sol, carrega o mesmo sotaque no inglês que os caicoenses. Em sendo a mesma pessoa, deve ter se "batizado" com o nome de Cas Haley para ter mais penetração no mercado de clubes noturnos lá de Arlington). Em Caicó, por muito tempo, era o "Galego do Acampamento".

Comentários

Danny disse…
Muito boa a postagem, não cheguei a conhecer o cine rio branco (não é da minha época,kkkk), mas minha mãe tem boas recordações,que divide muito comigo. Moro bem pertinho lá do antigo cinema, que hoje em dia é uma igreja evangélica... Acho que Caicó está precisando de um espaço de cultura, nem tanto um espaço né? pq temos o centro cultural, mas não é usado como deveria.
Sandro Abayomi disse…
Oi Dany, obrigado pela visita e pelo comentário. Veja: o Cine Rio Branco a que me refiro, ficava onde hoje é a Caixa Econômica. A Igreja Evangélica a que você se refere ocupa hoje o prédio que era um outro cinema (sim...em Caicó houve época de existir mais de um cinema) o São Francisco, mais charmoso, aliás. Quanto ao Centro Cultural, ele é usado por quem luta (e muito!) por ele. Abraços e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA