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Aos meus orientandos...10 coisas que você não deve fazer em sua tese ou dissertação

Publico matéria divertida e muuito útil, especialmente para meus orientandos de graduação e pós-graduação. Essa vai para quem está escrevendo, ou vai começar a escrever em breve, seja seu artigo científico, sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Escrever um trabalho acadêmico de conclusão de curso [artigo científico, dissertação ou tese] é ao mesmo tempo uma tarefa incrível e árdua. Antes dos confetes e da bandeirada na linha de chegada haverá momentos de euforia, reflexão, desânimo e desespero, não necessariamente nesta ordem. Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas para quem está percorrendo este caminho: 1. NÃO PROCRASTINE Parece mágica: é só sentar em frente ao computador para escrever nosso trabalho que qualquer coisa na internet ou na televisão se torna mais atraente e interessante. De vídeos de humor no YouTube a chamadas sobre a Nana Gouveia no site da Globo. E é aí que mora o perigo: o tempo passa, o prazo final se aproxima, e aquilo que poderia...

FALTAM 54 BILHÕES PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS SEREM DIGNAS, entrevista com o professor Luiz Araújo (UnB)

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Publico abaixo, entrevista do jornalista Daniel Cara, com o professor Luiz Araújo, publicado no UOL Educação, em 11/03/2014. "Em 27 de fevereiro, o professor da UnB (Universidade de Brasília), Luiz Araújo, defendeu na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) sua tese de doutorado. Seu estudo calculou quanto o Brasil precisa investir para que todas as escolas públicas sejam dignas e garantam um padrão mínimo de qualidade. Conforme a pesquisa, em 2011, seria preciso que o país investisse cerca de 54 bilhões a mais nas escolas públicas de educação básica. O tema da qualidade da educação pública é das principais preocupações da sociedade brasileira. No texto `Você colocaria seu filho para estudar embaixo de uma árvore?` argumentei que uma infraestrutura adequada nas escolas é um fator imprescindível para a qualidade da educação, além de ser um direito de alunos, familiares e professores. O trabalho de Luiz Araújo utilizou o estudo do CAQi (Custo Aluno-Qualidade...

Maioria dos analfabetos vive no Nordeste e é idoso, mas jovem segue nos índices

Socializo matéria publicada no iG, no último 7 de março. Dos 13,4 milhões de analfabetos registrados em 2012 - dos quais 16,7% têm entre 20 e 40 anos - 7,2 milhões são da região Fonte: iG As políticas educacionais mais recentes conseguiram diminuir a quantidade de analfabetos no Brasil, mas não evitaram que mais jovens saíssem da escola sem saber ler ou escrever. Os números do analfabetismo no País mostram que 16,7% dos 13,4 milhões de analfabetos brasileiros têm entre 20 e 40 anos. Eles representam 2,2 milhões de pessoas que, junto com outro meio milhão de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, não estão alfabetizadas. Essa é a grande preocupação dos especialistas, apesar de a maioria dos analfabetos brasileiros ser idosa. Do total de analfabetos brasileiros, 45% (mais de 6 milhões) têm mais de 60 anos. Ao longo dos últimos anos, quando o tema se tornou compromisso dos governantes (em acordos internacionais e campanhas), os esforços de universalização do ensino não chegar...

O Dia em que Maria fez Lampião tremer de amor, por Xico Sá

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Republico aqui um maravilhoso texto do jornalista Xico Sá sobre uma mulher em especial, integrante do imaginário brasileiro, cujo nome - Maria - em sua singeleza esconde a coragem de tantas Marias e representa a forma peculiar como tantas delas enfrentam as brutalidades da vida. Viva Maria Bonita! Viva as mulheres Marias! Salve o 8 de Março. "O Dia em que Maria fez Lampião tremer de amor Dia Internacional da Mulher,  dia de aniversário de Maria Bonita. Essa menina que enjoou da boneca mais cedo do que as outras. Essa baixinha invocada. Tipo que a gente gama pela brabeza e pelo destemor de se jogar lindamente sob o solzão estralado da existência. Pense em uma mulher bem-resolvida, meu caro Sigmund. Melhor: uma mulher que sabia o que queria no calor da hora. Repare a enquadrada que ela dá em Virgulino: – Como é, quer me levar ou quer que eu lhe acompanhe? –sapecou a baiana, idos de 1929, dos 18 para 19 anos, deixando Lampião, acossado, risinho amarelo fora dos beiç...

Negar escola, negar direito, negar esperança a jovens e adultos.

Com o início deste ano letivo, as escolas da rede pública municipal de Natal receberam um comunicado da Secretaria de Educação dando conta de quais, entre elas, deixariam de oferecer matrículas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). No documento, ainda há indicações no sentido de que determinadas turmas de uma escola serão absorvidas por outras escolas. As principais razões para tal medida, segundo documento da própria secretaria, são: o chamado “desperdício” de matrículas, isto é, quando há uma matrícula que não corresponde à frequência ao longo do período letivo; e – pasmem – “problemas de gestão na condução do processo educativo na EJA, provocando ineficiência nessa modalidade”. Em síntese, a secretaria diz que as pessoas não estão permanecendo na escola depois de matriculadas e há uma ineficiência de sua gestão. Como resposta, ao invés de enfrentar os problemas, a secretaria resolve “jogar a toalha” e reduzir a oferta de matrículas, certamente uma medida mais fácil admi...

Resultados do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos preocupa

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Olá pessoas, Publico abaixo, matéria publicada no sítio da ONG Ação Educativa, sobre os resultados do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/2014 Para reflexão de todos quantos se preocupam com a Educação. No dia 29 de janeiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou o  Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/4 . Publicados anualmente os Relatórios monitoram o progresso global dos seis objetivos de Educação para Todos, a saber: i) Cuidados na primeira infância e educação; ii) Educação primária universal; iii) Habilidade para jovens e adultos; iv) Alfabetização de adultos; v) Paridade e igualdade de gênero; vi) Qualidade da educação. O objetivo dos Relatórios é informar gestores de políticas públicas sobre questões temáticas específicas relativas às áreas que a organização acompanha (educação, ciência e tecnologia e cultura). Com isso a UNESCO busca realizar suas atividades de m...

Reflexão para quem gosta de usar Cartão de Crédito...trecho extraído de "Capitalismo Parasitário", de Zygmunt Bauman.

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"A introdução do cartão de crédito foi um sinal do que viria a seguir. Foram lançados 'no mercado' cerca de 30 anos atrás, com o slogan exaustivo e extremamente sedutor de 'Não adie a realização do seu desejo'. Você deseja alguma coisa, mas não ganha o suficiente para adquiri-la? Nos velhos tempos, felizmente  passados e esquecidos, era preciso adiar a satisfação (e esse adiamento, segundo um dos pais da sociologia moderna, Max Weber, foi o princípio que tornou possível o advento do capitalismo moderno): apertar o cinto, privar-se de certas alegrias, gatar com prudência e frugalidade, colocar o dinheiro economizado na caderneta de poupança e ter esperança, com cuidado e paciência, de conseguir juntar o suficiente para transformar os sonhos em realidade. Graças a Deus e à benevolência dos bancos, isso já acabou! Com um cartão de crédito, é possível inverter a ordem dos fatores: desfrute agora e pague depois! Com o cartão de crédito você está livre para administrar ...