25 anos dos meninos e meninas músicos de Cruzeta

Dias desses postei um texto sobre a Orquestra Jovem de Venezuela e o maestro Dudamel e na postagem me referi aos amigos Ubaldo e Bembém, como referências que tenho de trabalhos que não são "apenas" sociais, mas, principalmente, "humanos", porque quando eles regem uma Banda ou coordenam um projeto de formação musical, não estão apenas "ocupando o tempo ocioso" das crianças, adolescentes e jovens com os quais trabalham. Esses educadores musicais ensinam esse pessoal todo a serem "gente".
Pois bem, recebo notícias lá de Cruzeta, de meu amigo Bembem (regente da Filarmônica cujo trabalho se iniciou com o genial Ubaldo Medeiros, filho de Seu Biu e irmão de Urbano e Totó Medeiros, músicos que transformam música em poesia sonora):


A AMUSIC (Associação Musical de Cruzeta) e a Filarmônica de Cruzeta parabeniza e comemora a aprovação de 8 alunos nos cursos técnico e bacharelado, todos na EMUFRN (Escola de Música da UFRN). Foram eles: RAFAELLA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO e LAEDJA MOURA (Técnico Clarineta); EVERTON DELGADO (Técnico Tuba); GABRIEL CORREIA GOMES e WANDSON WAGNER BEZERRA (Técnico saxofone); CONCEIÇAO SILVA e ANA LÚCIA DA SILVA (Técnico Trompa).
Em nível superior, MARCOS FRANCENILTON foi aprovado no bacharelado em flauta transversal. Ainda ficaram na suplência: MATEUS DANTAS(Saxofone) e CLAÉRCIO BATISTA (Trompete).
Com essas aprovações, já somamos mais de 70 músicos todos saídos das fileiras da nossa Filarmônica que seguiram ou seguem o caminho da profissionalização com qualificação em música.
Como resultado desse trabalho, vários músicos de Cruzeta estão assumindo postos importantes na área, espalhados pelo estado e outras regiões do país e até no exterior, tanto como instrumentistas, regentes, professores, gestores, compositores, arranjadores etc. Muitos ainda estão estudando, nos cursos técnico, bacharelado e licenciatura. 6 deles deverão terminar seus cursos ainda este ano.
Neste ano de 2011, a AMUSIC, manterá como bolsistas, 23 alunos, que receberão o dinheiro da passagem ida e volta, instrumento, acessórios, manutenção, etc. Em contrapartida eles terão que participar das atividades da Filarmônica de Cruzeta e socializar os conhecimentos adquiridos na academia aos novos estudantes da Escola de Música de Cruzeta e os que procuram a entidade com a finalidade de adquirir ou ampliar seus conhecimentos musicais.
Fato especial durante 2011 será a comemoração dos 25 anos de atuação da nossa ”Filarmônica de Cruzeta”. Estamos com muitas idéias programadas como: Festivais, seminários, Master Class, palestras, capacitações, encontro de bandas, gravação de CD e DVD, documentário, concertos etc. Para isso concorreremos aos mais diversos editais que aparecerem na área e esperamos contar com o apoio dos órgãos públicos e privados, e da imprensa, para que nos ajudem nesses eventos, já que somos conscientes do grande bem e importância desse trabalho, não só para a música do RN e Brasil, mas também para a formação de uma juventude mais integrada a cultura, a arte e com resultados óbvios e concretos, nos aspectos socioculturais, econômicos e na construção de cidadãos e cidadãs.
É isso, vamos em frente!!!

Bembem Dantas

Agora, o ESPAÇO CULTURAL VIRTUAL CINE RIO BRANCO convida todos a sentirem um gostinho da melhor Filarmônica do Brasil, tocando "Gonzaga em Tom Maior", de Nenéu Liberalquino, e "Ginga das Palmas", de Ivan Paulo. Corre uma lenda de que o maestro Dudamel teria viajado (disfarçado, por isso ninguém soube ou o viu de verdade) de Berlim só para assistir esse concerto da Filarmônica de Cruzeta na Escola de Música da UFRN e voltou se mordendo de inveja...

Comentários

Unknown disse…
UM show de musicalidade!!!!!!!!!!!!!!
O nosso Seridó esta de parabéns!!!
Um grande abraço,
Graça Dantas
Wecsley disse…
Sandro, Adorei o Blog. É do jeito que eu gosto colorido, interativo e inteligente, serei frequentador Assíduo.

Conheça o meu: http://caninga.blogspot.com

Abração!!!!!!!!!!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Briga na Procissão, de Chico Pedrosa

O nascimento de Peri

O Evangelho segundo o TACEJA